Âmbito e objetivos
O Provere Beira Baixa: Terras de Excelência foi formalmente reconhecido como Estratágia de Eficiência Coletiva no dia 29 Julho de 2009 (Despacho Conjunto de 8 de Junho de 2009, do Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional; do Ministro da Economia e da Inovação; e do Ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e Pescas).
A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa - CIMBB é a entidade líder do Provere Beira Baixa: Terras de Excelência, cujo território coincide com o da CIMBB: os concelhos de Castelo Branco, Penamacor, Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Rodão.
O principal objetivo do "Beira Baixa: Terras de Excelência" consiste em fomentar e incrementar a competitividade dos territórios de baixa densidade, mediante o acréscimo de valor económico de determinados recursos endógenos, fundamentais para a base económica do território-alvo. Deste modo, centra a sua abordagem operativa na revitalização da base económica e social de um território que tem no setor agroalimentar uma das suas principais bases de sustentação.