A carrergar...
Turmas da CIM Beira Baixa vencem competição que une literacia financeira e criatividade

Turmas de Oleiros, Castelo Branco e Idanha-a-Nova destacaram-se como vencedores nacionais e municipais no Concurso Final, competição integrada na iniciativa “No Poupar Está o Ganho”. O projeto de educação financeira foi implementado ao longo de todo o ano letivo, numa parceria entre a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e a Fundação António Cupertino de Miranda, envolvendo 83 turmas e cerca de dois mil alunos da região. 

 

Os mais de 18 mil alunos das 900 turmas a nível nacional que participaram na iniciativa receberam o mesmo desafio: desenvolver um trabalho que unisse a criatividade aos conhecimentos em literacia financeira adquiridos ao longo do ano com este projeto.

 

Como resultado, turmas de todo o país abordaram temáticas como a poupança, os seguros ou a economia circular, usando jogos, vídeos, livros digitais e outras expressões artísticas, como música, dança ou teatro.

 

Entre os melhores trabalhos a nível nacional, destacou-se uma turma de Oleiros. O 8.ºA da Escola Básica e Secundária Padre António de Andrade alcançou o 1.º lugar do 3.º ciclo com o projeto “Poupança na nossa vida”, um noticiário onde a turma saiu em reportagem para entrevistar outros alunos e professores sobre educação financeira.

 

Houve ainda duas turmas vencedoras a nível municipal na CIM Beira Baixa: o 3.ºA da Escola Básica de Alcains, em Castelo Branco, e 7.ºD da Escola Básica e Secundária José Silvestre Ribeiro, em Idanha-a-Nova.

  

O Concurso Final é o maior momento anual de competição interturmas do “No Poupar Está o Ganho”, projeto que já chegou a mais de 100 mil alunos de 60 municípios, ao longo de 14 anos.

  

As turmas e professores participantes têm acesso, através de uma plataforma digital e também de uma aplicação criada este ano, a todos os recursos pedagógicos necessários à implementação de atividades promotoras da literacia financeira, contribuindo para a formação de cidadãos e futuros consumidores mais informados e responsáveis.

 

Aos docentes é ainda proporcionada formação e acompanhamento contínuo, para além de planos de aula que podem aplicar ao ritmo dos seus alunos, durante todo o ano letivo.

 

Os professores que desejam participar com as suas turmas na próxima edição do projeto podem já fazer a pré-inscrição online, ficando esta sujeita a confirmação.

 

Para mais informações sobre o Concurso Final e o “No Poupar Está o Ganho”, consultar: https://nopouparestaoganho.pt/ 

 

“No Poupar Está o Ganho” é implementado em escolas dos Municípios da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa através de uma parceria da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda com a CIM. Faz parte do projeto de Promoção Integrada do Sucesso Escolar, coordenado pela CIMBB, no âmbito do Programa Regional CENTRO 2030, e é cofinanciado pela União Europeia.

 

Notícia publicada a: 12 de junho, 2024