A carrergar...
VESPA VELUTINA: O Que fazer se Avistar Vespas ou Ninhos

O QUE É A VESPA VELUTINA?

Introduzida acidentalmente na Europa, a Vespa velutina é predadora de abelhas e de outros insetos polinizadores e, por isso, constitui uma ameaça à produção de mel e à atividade agrícola:

A Vespa velutina captura abelhas para alimentar as suas larvas, o que tem um enorme impacto nos apiários.
O comportamento das abelhas altera-se, com menos saídas em busca de pólen, e consequente diminuição do armazenamento de alimento e produção de mel.
A diminuição do número de polinizadores afeta o ciclo de vida de plantas que necessitam de insetos para se reproduzirem, prejudicando assim as produções agrícolas.
Atualmente, todos os concelhos da região da Beira Baixa são afetados pela presença desta espécie invasora.

O QUE FAZER SE AVISTAR VESPAS OU NINHOS?

A Vespa velutina pode tornar-se agressiva quando os seus ninhos são perturbados.
Caso aviste vespas isoladas ou ninhos:

Contacte de imediato a sua Câmara Municipal: o Gabinete Técnico Florestal ou Serviço Municipal de Proteção Civil que irá registar e proceder à inativação dos ninhos identificados.
A destruição dos ninhos é da responsabilidade da Câmara Municipal da área onde se registe a sua ocorrência. Após confirmação do registo, a Câmara Municipal irá coordenar a inativação dos ninhos com as autoridades competentes.
Não toque nas vespas ou ninhos nem se aproxime: a destruição dos ninhos pode apenas ser feita por equipas especializadas.

 

 

Projeto cofinanciado pelo programa POSEUR, no âmbito do Portugal 2020 e da união Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Notícia publicada a: 10 de novembro, 2022