A carrergar...
Protocolo entre a UC e a CIMBB

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) assinou, no passado dia 29 de julho, um acordo de cooperação com a Universidade de Coimbra no âmbito do projeto Living The Future Academy, que prevê a formação de jovens e adultos nos seis concelhos que compõem a CIMBB.

O protocolo estabelece os modos recíprocos de colaboração e de parceria no âmbito da candidatura liderada pela Universidade de Coimbra aos Programas Impulso Jovens STEAM e Incentivo Adultos e prevê o desenvolvimento de atividades e projetos conjuntos, cujo objetivo é aumentar as competências das populações e potenciar a transição dos jovens para o ensino superior.

O “Living the future Academy” tem uma dotação financeira de quase 16,5 milhões de euros, para os próximos quatro anos. A Universidade de Coimbra lidera o consórcio, que integra também  os politécnicos da Guarda e Viseu, a Universidade dos Açores e a Escola de Enfermagem de Coimbra. O protocolo foi firmado pelo reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, e pelo presidente da CIMBB, João Lobo.

O intuito é que o projeto possa abranger toda a região centro estando já rubricados protocolos com a CIM’s da Beira Baixa, Região Coimbra, Oeste, Beiras e Serra da Estrela, Viseu Lafões e Médio Tejo.

 

Sobre os Programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos”

Os programas «Impulso Jovens STEAM» e «Impulso Adultos» visam apoiar iniciativas a desenvolver por instituições de ensino superior (IES), em parceria ou consórcio com empresas, empregadores públicos e/ou privados e incluindo autarquias e entidades públicas locais, regionais e nacionais:

O «Impulso Jovens STEAM», tem por objetivo promover e apoiar iniciativas orientadas exclusivamente para aumentar a graduação superior de jovens em áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática (STEAM- Science, Technology, Engineering, Arts and Mathmetics), através da oferta de licenciaturas e outras formações iniciais de âmbito superior.

O «Impulso Adultos» tem por objetivo apoiar a conversão e atualização de competências de adultos ativos, através de formações de curta duração no ensino superior, de nível inicial e de pós-graduação, em todas as áreas do conhecimento, assim como a formação ao longo da vida.

Notícia publicada a: 01 de agosto, 2022