A carrergar...
Primeira coprodução artística apresentada em Oleiros

“Invasões Francesas na Beira Baixa”

Realizou-se no passado dia 3 de julho, no auditório da Santa Casa da Misericórdia em Oleiros, a primeira coprodução artística “Invasões Francesas na Beira Baixa”, uma ação inserida no projeto Beira Baixa Cultural 2.0, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) em colaboração com os seis municípios que a integram (Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão).

O evento decorreu de acordo com as normas definidas pela DGS. Para além da apresentação pública e de forma a garantir o acesso a um público mais vasto, foi também transmitido online, em direto, nas redes sociais.

Recordamos que o projeto tem origem num guião único que resulta em 6 peças de teatro distintas, adaptadas à realidade de cada concelho onde será exibido e que contam com a especial participação das associações e comunidades de cada local. Em Oleiros, o primeiro palco a exibir a peça, foi possível constatar o envolvimento ativo de um grupo intergeracional que orgulhosamente apresentou o resultado de meses de preparação e ensaios. Para além da participação num espetáculo único, o grupo teve oportunidade de se envolver ativamente em todo o processo criativo (desde a representação, à pintura de cenários, sonoplastia e costura), adquirindo competências pessoais variadas. A particularidade desta iniciativa reside precisamente na curiosidade em perceber a evolução que o projeto artístico sofre em cada localidade onde será realizado.

Seguindo uma estratégia de Programação Cultural em Rede, a apresentação vai decorrer nos seis concelhos, durante o mês de julho, sendo Proença-a-Nova o próximo município a exibir “Invasões Francesas na Beira Baixa”, no dia 10 de julho no Auditório Municipal, também com transmissão em direto nas redes sociais.

 

O projeto Beira Baixa Cultural 2.0 é financiado pelo Centro2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia.

 

Notícia publicada a: 05 de julho, 2021