CIMBB apresenta “Da Água se fez Lenda”
A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), em colaboração com os diversos municípios e no âmbito do projeto Beira Baixa Cultural 2.0, prepara-se para apresentar o espetáculo de teatro comunitário: “Da água se fez lenda”.
Esta é a segunda coprodução artística, desenvolvida pela CIMBB, no âmbito do projeto. Os participantes, à semelhança do que aconteceu no primeiro espetáculo dedicado às Invasões Francesas, são associações e comunidades locais, que se envolveram ativamente em todo o processo criativo. A direção artística, criação e execução são da responsabilidade da Sons E Ecos.
Nesta segunda edição, cada espetáculo terá um elenco intermunicipal, que reúne participantes de Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão nas apresentações nestes concelhos e um segundo conjunto de participantes dos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Penamacor. Cada espetáculo terá 3 exibições itinerantes de forma a percorrer os 6 municípios:
- Oleiros: 4 de dezembro às 21h00 no Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros
- Proença-a-Nova: 6 de dezembro às 17h00 nos Paços do Concelho
- Penamacor: 8 de dezembro às 21h00 na Casa do Povo de Penamacor
- Vila Velha de Ródão: 11 de dezembro às 21h00 na Casa de Artes e Cultura do Tejo
- Castelo Branco: 12 de dezembro às 21h00 no Cine Teatro Avenida
- Idanha-a-Nova: 19 de dezembro às 21h00 no Centro Cultural Raiano
Além da apresentação pública, está prevista também a transmissão em direto dos espetáculos, através das redes sociais.
Uma iniciativa que permite aproximar a população do património histórico e do legado cultural relevante da Beira Baixa.

O projeto BEIRA BAIXA CULTURAL 2.0, cofinanciado pelo Programa Regional CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER, preconiza um plano de programação cultural em rede, mobilizado pelos Municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, sob coordenação da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.
Este é um projeto que tem como objetivo geral o desenvolvimento de uma estratégia integrada de promoção turística de modo a posicionar a Beira Baixa como um destino de excelência e autenticidade para o segmento do turismo histórico-cultural, de âmbito nacional e internacional, suportado pelo rico património material e imaterial existente.