A carrergar...
#TUPODES visitar os Museus e Monumentos da Beira Baixa

A Beira Baixa está de portas abertas para receber turistas, cumprindo todas as normas de segurança recomendadas pela DGS. Para o comprovar, recebeu, nos passados dias 25, 26 e 27 de setembro, um grupo de jornalistas de 4 órgãos de comunicação social nacional e 3 bloggers que vieram “conhecer para promover”. “Conhecer” os Museus e Monumentos da região para, mais tarde, “promover” junto do público.

Da rota fizeram parte o Centro de Interpretação do Bordado, o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, o Jardim do Paço Episcopal, o Castelo Templário, o Miradouro de São Gens e o Museu Cargaleiro, de Castelo Branco. Já em Vila Velha de Rodão, os bloggers e jornalistas puderam conhecer o Núcleo Museológico de Perais e embarcar numa experiência de barco que lhes deu a conhecer as gravuras rupestres da região. Para terminar a experiência, conheceram o Centro Ciência Viva e Floresta, o Museu Isilda Martins e a Aldeia de Figueira, em Proença-a-Nova.

Beira Baixa: um destino “Clean & Safe”

O atual contexto de pandemia não passou ao lado da Comunidade Intermunicipal que pautou sempre pela segurança dos participantes, garantindo o cumprimento das normas impostas pela DGS. Na chegada dos participantes à região, foi entregue um kit composto, entre outras coisas, por 4 máscaras e um frasco de álcool gel. Além do reduzido número de participantes, as visitas guiadas foram organizadas em dois grupos, de 6 pessoas cada um. Foi disponibilizado um autocarro com dimensões adequadas para as deslocações em segurança. As refeições, ao contrário do que costuma acontecer, pautaram-se pelo distanciamento social.

 

“3 DIAS. 3 EXPERIÊNCIAS” EM PORMENOR

A primeira paragem do roteiro realizou-se em Castelo Branco, onde os participantes visitaram o Centro de Interpretação do Bordado, seguiram depois para o Museu Francisco Tavares Proença Júnior. O primeiro dia terminou no Jardim do Paço Episcopal, local obrigatório de visita para qualquer turista que passe pela região. A visita foi conduzida, novamente, pelos dois guias que acompanharam os grupos. Neste exemplo de estilo barroco destacam-se os balcões e varandas com guardas de ferro e balaústres. Destaca-se, também, o lago de grande dimensão, que se acredita ter sido local de lazer do bispo.

O sábado começou com uma viagem no tempo, na visita ao Castelo Templário e ao Miradouro de S. Gens. O bom tempo permitiu a vista panorâmica sobre a cidade, de onde se observa a Serra da Estrela e a Serra da Gardunha. A manhã terminou com a visita aos dois edifícios que constituem o Museu Cargaleiro. A tarde de sábado foi dedicada ao Contrabando, em Vila Velha de Ródão. Depois da visita ao Núcleo Museológico de Perais, seguiu-se um passeio de barco pelo Rio Tejo, com observação das gravuras rupestres. Um encontro perfeito entre a cultura e a natureza.

O último dia da Press & Blog Trip começou no Centro Ciência Viva e Floresta, em Proença-a-Nova, que integra a rede nacional de museus da Ciência Viva e abriu ao público em 2007, com a temática central relacionada com a sensibilização ambiental. Seguiu-se a visita a mais um núcleo museológico da Raia, o Museu Isilda Martins, que nasceu da vontade da antiga professora, ainda hoje viva, de reunir o espólio identitário mais importante da localidade. A experiência terminou com uma visitada guiada à Aldeia de Xisto de Figueira, que se pensa ser a única a manter a forma original (redonda e oval). Aqui o destaque vai para o forno comunitário que servia como ponto de encontro dos antigos habitantes da aldeia. Nos dias de hoje, o forno continua com um cariz fortemente comunitário, onde são cozinhados o pão, o cabrito e a tigelada, que servem o restaurante da Aldeia para deleite de qualquer visitante.

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa faz, assim, um balanço bastante positivo da iniciativa. Este tipo de iniciativas, articuladas com os Municípios e entidades privadas, permitiram à Beira Baixa classificar-se como a segunda sub-região do Centro de Portugal com maior taxa de ocupação. 

A Press & Blog Trip pelos Museus e Monumentos da Beira Baixa é iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) realizada no âmbito do projeto “Beira Baixa: 3 Dias, 3 Experiências” e conta com o apoio do Turismo Centro de Portugal, Centro2020, Portugal2020 e União europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Notícia publicada a: 27 de setembro, 2020