Proença-a-Nova
No centro do encanto

A floresta, que ocupa 80,7% do território, imprime a sua marca na economia, turismo e identidade de Proença-a-Nova. Com cerca de nove mil habitantes, o concelho tem no património natural e cultural a sua maior riqueza: dispõe de praias fluviais com qualidade de ouro, integra o Geopark Naturtejo, preserva aldeias típicas de xisto e oferece um conjunto de equipamentos vocacionados para o turismo de natureza.
Um dos caminhos para aumentar a oferta de emprego, prioridade estratégica do Município, passa pela dinamização de novos investimentos que possibilitem a transformação dos produtos da floresta. Servido por um conjunto de vias que rasgam o conceito de interioridade, o Parque Empresarial de Proença-a-Nova (PEPA) tem sido alvo de intervenções para tornar mais atrativas as condições para fixação de empresas.
A cultura é outra marca forte do concelho, com uma programação variada e adaptada a todos os públicos. Do Centro Ciência Viva da Floresta aos núcleos museológicos recentemente inaugurados, diversos equipamentos culturais complementam a oferta.