Oleiros
A terra dos olhos de água

Com uma localização estratégica, limitado a norte pelo rio Zêzere, o concelho de Oleiros possui 471 Km2, divididos por 10 freguesias. Situado numa das maiores manchas de pinho bravo da Europa e em região montanhosa, vê na floresta de uso múltiplo e na energia eólica dois dos clusters de futuro do território.
A montanha é outro dos seus vetores de diferenciação, marcando a cultura e a tipicidade do concelho, assim como as vivências dos seus cerca de seis mil habitantes. Aproveitando todas estas potencialidades, ilustradas num património natural de exceção, o turismo é outra das apostas, tirando partido dos recursos endógenos e dos produtos de excelência que aqui são gerados e que fazem deste um destino único.
A gastronomia e o desporto de natureza são alguns dos argumentos que atraem as pessoas ao concelho, assim como as aldeias em xisto, praias fluviais de ouro, 600 milhões de anos em monumentos geológicos, um espólio religioso ímpar ou a autenticidade das suas tradições.
Este é também um território conhecido pela qualidade de vida que proporciona aos seus habitantes, através de equipamentos que são uma referência na região, mas também por um saber-fazer ancestral e de qualidade que aliado à inovação e capacidade de modernização, tem colocado este concelho nos mais elevados patamares de distinção.
Oleiros é um concelho atrativo que se afirma diariamente e que apesar de ter os olhos postos no futuro, não esquece o seu estatuto e os mais de oito séculos de história que tem para revelar.